WhatsApp: (73) 9971-3958

Festival Intergalático dos Povos Originários

Aldeia Pataxó Porto do Boi - Caraíva - Bahia - Brasil

festivaldospovosoriginarios@gmail.com

© 2018 Festival Intergalático dos Povos Originários. Site criado por Helen Negrão.

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

História do Evento

" Em 2017 quando fui dar a Capacitação em Ginecologia Natural e Florais da Lua em Serra Grande-BA, eu e minha irmã de Caraíca Tamikuã Semilla sentamos na beira do Rio Sargi e sonhamos em trazer o Festival Brasileiro dos Sagrados Saberes Femininos pra Caraíva. Mas o universo fechou todas as portas pra essa ideia.
Quando voltei  pra Caraiva em julho de 2018, poucos dias antes do Dia Fora do Tempo, estava na varanda da casa da Tamikuã, em frente ao mar  na Aldeia Pataxó Xando, quando veio toda a informação cósmica de que o festival que traríamos para cá seria outro.
Seria um festival numa aldeia Pataxó,próxima ao Monte Pascoal, onde uns  doidões ha uns séculos atrás, acharam que estavam descobrindo essas terras de cá, e onde começou essa invasão e deturpação dos saberes ancestrais sagrados dos povos que viviam aqui há milhares de anos.
Esse festival traria pra cá outras etnias que estão fortes no resgate e expansão da sua cultura e saberes,como os Yawanawa, Huni Kuins, Shipibos, Guaranis,Tupinambá s e o que mais o universo mandasse.
Os anfitriões seriam os pataxós e haveria uma troca e fortalecimento de todos,assim como aconteciam nos Pow wows dos povos nativos  da Amé rica do Norte.
Depois que Tamikuã e eu voltamos do Peru, nutridas por todas as medicinas andinas, ela encontrou outro parceiro pra esse nosso rezo, o Tige, índio pataxó que está puxando o resgate da aldeia Porto do Boi e com as mesmas ideias que nós, de uma revitalização de um centro cultural Pataxó e do resgate dos saberes das ervas e medicinas pataxós.
Toda essa lindeza de rezo vai se manifestar de 25 a 28 de julho de 2019 (começando no dia fora do tempo), e como vai acontecer em 2019, onde vários portais serão abertos,v ai ser um festival Intergalático.


Festival Intergalático dos povos Originários.


Vai acontecer na Aldeia Porto do Boi,e estamos aí em frente à oca que está sendo construída, que tem como pano de fundo o Monte Pascoal. Na foto,Tige,Tamikua, eu e Henrique Hessel firmando esse rezo lindo.


Para esse povos todas a honra e Gratidão do universo, e isso não se mede por centímetros".

(Anna Sazanoff)