WhatsApp: (73) 9971-3958

Festival Intergalático dos Povos Originários

Aldeia Pataxó Porto do Boi - Caraíva - Bahia - Brasil

festivaldospovosoriginarios@gmail.com

© 2018 Festival Intergalático dos Povos Originários. Site criado por Helen Negrão.

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Reserva Indígena Pataxó

Porto do Boi


O Caminho de volta ao Porto do Boi se inicia a partir do sonho de uma família que buscava o desenvolvimento da religiosidade, ancestralidade e principalmente tinha como objetivo, manter viva a cultura pataxó, legado autêntico e determinante para os jovens guerreiros e guerreiras da aldeia do Porto do Boi e para toda uma geração futura.

O CENTRO CULTURAL PORTO DO BOI foi erguido no meio da floresta, ato este que visa incentivar as crianças, jovens e adultos a estarem mais envolvidos com a sua cultura. Esse movimento teve início no ano de 2004 e foi formado por um grupo composto por alguns guerreiros indígenas, dentre eles; Bernardo, Valdir, Raoni, Chawã, Seteba, Aripochê e Tigê. 

Empenhados eles assumiram o papel de liderança e fizeram a diferença naquela comunidade. 

Entretanto em 2014, devido a diversos problemas, entre eles a dificuldade financeira, o Centro Cultural teve as suas atividades encerradas até 2017. Nunca foi esquecido. As memórias se mantiveram vivas no coração de todos aqueles que fizeram parte da história do Centro Cultural Porto do Boi. O incômodo impulsiona e motiva o grupo a se empenhar novamente e agir. Finalmente em 2018 eles se reuniram e decidiram lutar e trazer de volta as atividades do espaço e compartilhar as experiência de uma vivência indígena com turistas, amigos e também indígenas de outras aldeias. Resgatar a cultura, ensinamentos e todo o aprendizado que envolve o contato com a ancestralidade tem sido o objetivo e parte da estratégia de ação de um movimento entitulado “De volta ao Porto do Boi”.

Amigos e incentivadores deste regaste abraçaram a causa e decidiram unir forças para fortalecer e incentivar a liderança indígena a continuar o movimento que foi e ainda é o sonho de muitos.

A partir das atividades oferecidas estão à participação na vivência dentro do Centro Cultural Pataxó do Porto do Boi (CCPB), onde acontecem relatos da história do povo pataxó, apresentação e venda de artesanato, degustação de comidas típicas, demonstração de ervas medicinais, ritual pataxó (AWÊ), aplicação do kuhuytú (Rapé), pintura corporal, ritual espiritual, banho de limpeza e incensos.

Sinta esse movimento, incentive e abrace a Cultura Pataxo!

Awery!

Texto escrito por Elô Ribeiro